Logo Buscapé
Logo Buscapé

Afinal, o ideal é tomar a creatina antes ou depois do treino? Se você está pensando em começar o uso desse suplemento voltado para melhorar a performance durante a prática de exercícios físicos, provavelmente já teve essa dúvida. De antemão, podemos dizer que não existe um consenso sobre o assunto. No entanto, o debate é válido dependendo do objetivo que você tem com seus treinos, viu?

De todo jeito, uma coisa é certa: independentemente do horário, quando aliada a uma rotina de atividades físicas, alimentação balanceada e acompanhamento nutricional, a ingestão da creatina aumenta o potencial de força, reduz o nível de fadiga e acelera a recuperação muscular. A nutricionista Bruna Ribeiro (@nutri.bbargiel) explica melhor:

“A suplementação de creatina leva ao aumento dos estoques musculares de fosforilcreatina, substância essencial nos processos de produção de energia rápida, que sustenta exercícios de alta intensidade.”

Se interessou em entender um pouco mais sobre o momento indicado para tomar creatina? Então continue conosco! E não se esqueça: é imprescindível consultar um nutricionista antes de adquirir qualquer suplemento alimentar, combinado?

5 melhores opções de creatina para conhecer

Já falamos sobre creatina, agora é a hora de ver algumas boas opções do mercado. Selecionamos alternativas de marcas reconhecidas e que entregam não apenas um ótimo custo-benefício, como também segurança.

Aqui, você poderá encontrar opções da Integralmedica, Max Titanium, Probiótica, Black Skull Caveira e também Muscletec. Confira!

1. Creatina Black Skull Caveira

A creatina da Black Skull Caveira conta com um diferencial em comparação às outras por conta da sua composição: além da creatina, também há maltodextrina em sua fórmula. Este segundo é um carboidrato provido a partir da hidrólise do amido que é usado na indústria fitness como fonte de energia rápida para exercícios, em forma de glicose.

Essa combinação com a creatina pode proporcionar ainda mais disposição para treinos de força, potencializando os resultados. Esta creatina também é livre de glúten e é comercializada nos sabores neutro, limão, laranja e uva. O composto fornece 3000mg de creatina e 3g de maltodextrina por dose.

Principais características da creatina Black Skull Caveira

  • Embalagem com 300g;
  • Não possui glúten, mas pode conter aditivos dependendo do sabor;
  • Composto de creatina com maltodextrina.

2. Creatina Hardcore Reload IntegralMedica

A creatina Hardcore Reload IntegralMedica permite um excelente custo-benefício, principalmente para quem busca qualidade sem precisar gastar muito por isso. Essa é uma creatina monohidratada, garantindo uma absorção eficiente no organismo.

Entre os pontos importantes, vale mencionar que sua fórmula não possui glúten, bem como não apresenta aditivos ou açúcar.

Principais características da creatina Max Titanium:

  • Embalagem com 300g;
  • Não possui glúten, aditivos e açúcar;
  • Monohidratada para melhor absorção do organismo.

3. Creatina Creapure Darkness IntegralMedica

Outra opção que pode ser vista como a melhor creatina do mercado é a Creapure Darkness. Sua embalagem é menor em comparação às outras creatinas dessa lista, com apenas 200 gramas. Por outro lado, sua qualidade é atestada pelo selo de pureza Creapure – usado pelos atletas de fisiculturismo profissionais.

Essa é uma creatina pura, que não conta com aditivos artificiais, açúcares e sódio, além de ser monohidratada e não conter rastros de glúten.

Principais características da creatina Creapure Darkness Integralmedica:

  • Embalagem com 200g;
  • Selo Creapure de qualidade e pureza;
  • Monohidratada para melhor absorção do organismo.

4. Creatina Max Titanium

A creatina em pó Max Titanium entrega um dos melhores custo-benefício do mercado, principalmente por ser uma empresa nacional com um bom volume de avaliações positivas. Aliás, a marca é bastante conhecida por seu amplo catálogo de suplementos, incluindo o Whey Protein.

Essa é a melhor creatina monohidratada, para quem busca uma versão mais pura. Isso quer dizer que ela é totalmente processada pelo organismo e transformada em fosfato de creatina.

Principais características da creatina Max Titanium:

  • Embalagem com 300g;
  • Indicação de consumo de dois scoops ou cerca de três gramas;
  • Monohidratada para melhor absorção do organismo.

5. Creatina pura Probiótica

A creatina pura da Probiótica é também uma das opções com um bom volume de buscas. Por ser monohidratada, ela é melhor assimilada pelo organismo. Aqui, vale mencionar que a marca realiza um segundo processo em sua fabricação. Como resultado, essa creatina é também micronizada.

Isso quer dizer, de maneira geral, que o produto é submetido a uma quebra de partículas mais eficiente. Segundo a marca, elas ficam até dez vezes menores, em comparação a outras opções do mercado. Essas partículas em tamanho extremamente reduzido são melhor absorvidas na corrente sanguínea.

Principais características da creatina pura Probiótica

  • Embalagem com 300g;
  • Dois processos de fabricação: micronizada e monohidratada;
  • Disponível no sabor açaí com guaraná.

Buscando mais opções de creatina? Explore o nosso artigo completo com as melhores creatinas do mercado!

A creatina é utilizada por atletas para ganhar força e tonificação de músculos (Foto: Shutterstock)

Creatina: antes ou depois do treino para engordar?

Como foi mencionado anteriormente, isoladamente, a creatina não possui a função de perda ou ganho de peso. Para além do suplemento, o ganho de peso está diretamente associado com a alimentação.

Daí a importância de um profissional especializado para desenvolver um cardápio que atenda ao objetivo de engordar.

Creatina: antes ou depois do treino para ganhar massa muscular?

Diferente do emagrecimento ou ganho de peso, o ganho muscular é um dos resultados diretos da ingestão de creatina, seja antes ou depois do treino — isto é, independente do horário a ser tomado. Há quem diga que é melhor ingeri-la depois do treino, pois sua absorção é maior com a ajuda de carboidratos, mas não existem estudos que comprovem esse argumento.

Um fator diferencial que deve ser levado em consideração tanto para emagrecer quanto para engordar ou ganhar massa muscular é a marca do suplemento. Um bom fabricante conta com ingredientes de qualidade e, consequentemente, proporciona o real ganho dos benefícios da creatina.

Nesse sentido, as creatinas da Max Titanium e Integralmédica, por exemplo, estão entre as melhores do mercado.

Informação e conhecimento nunca é demais: saiba para que serve a creatina e quais seus maiores benefícios!

Quando se deve tomar creatina?

Não há um consenso sobre o melhor horário para tomar creatina para obter um determinado resultado. Essa dúvida é comum até mesmo para as pessoas com experiência na área. Por conta disso, acredita-se que a diferença do horário de ingestão possa ser mínima ou inexistente para ter acesso às vantagens do suplemento.

O que os especialistas afirmam, entretanto, é que os benefícios são percebidos a longo prazo. Isso quer dizer que a constância no uso da creatina é fundamental, se combinada, é claro, com uma alimentação saudável e a prática de exercícios físicos frequentemente.

Aproveite para conhecer também a nossa seleção com as melhores marcas de whey protein que valem a pena.

Qual é o jeito certo de tomar creatina?

Não existe jeito certo de tomar creatina. Segundo Bruna, "isso vai depender do plano alimentar de cada pessoa". A nutricionista afirma que a suplementação da creatina pode ser interessante se combinada com carboidratos de absorção rápida, pois eleva o índice glicêmico, o que aumenta ainda mais a assimilação da creatina.

O papel dos carboidratos é facilitar o transporte de creatina para o músculo. A dosagem será de acordo com a individualidade e os objetivos de cada um, mas a literatura garante um uso saudável de 3 a 5g de creatina por dia durante 30 dias

Conheça os melhores suplementos para aumentar a massa muscular que podem fazer a diferença na sua rotina de treinos!

Qual é a função da creatina?

De acordo com Bruna, a creatina participa do metabolismo de aminoácidos, e é encontrada, em sua maior parte, nos músculos esqueléticos. A suplementação com creatina é utilizada para melhorar o desempenho em exercícios físicos de força, alta intensidade e curta duração.

Dependendo do objetivo do atleta, a creatina entra para auxiliar na melhora do desempenho na atividade física e na melhora do rendimento e performance. E vale lembrar que o resultado de uma suplementação é muito individual. Procure sempre um profissional nutricionista para te orientar e te auxiliar a ter os melhores resultados!

Hora de pensar nos momentos depois de treinar, né? Veja qual o melhor BCAA para melhorar o seu pós-treino!

Cashback é no Buscapé

Já está aproveitando as vantagens do cashback do Buscapé? Com elas fica muito mais fácil aproveitar as promoções de creatina e outros suplementos alimentares. Quer uma dica? Cadastre-se e ative a opção de cashback nas lojas participantes. Assim, parte do dinheiro gasto em compras volta para a sua conta. Dá até para fazer um pix para receber os valores na conta bancária. Bom demais, né?

especialista

Ainda está na dúvida? Nossos especialistas em produtos estão prontos para te ajudar!